OTORRINOLARINGOLOGIA >
DACRIOCISTORRINOSTOMIA ENDOSCÓPICA NASAL
A DACRIOCISTORRINOSTOMIA é a cirurgia realizada para correção da obstrução do ducto nasolacrimal, geralmente provocada por uma dacriocistite crônica que consiste em uma obstrução baixa da via lacrimal, resultando em acúmulo de secreção e aumento de tamanho do saco lacrimal.

A principal queixa deste paciente é o lacrimejamento praticamente constante, na grande maioria unilateralmente.
A cirurgia consiste basicamente na abertura do saco lacrimal, que é conectado ao nariz.
A técnica tradicional de eleição dos oftalmologistas é a externa, na qual uma incisão é realizada na pele do nariz para o acesso ao osso, seguida de uma osteotomia por via externa, a abertura da mucosa nasal e a criação de flaps no saco lacrimal, realizada de fora para dentro. O principal inconveniente desta técnica é a cicatriz externa, na pele do nariz.
A abordagem endonasal assistida por endoscopia (DACRIOCISTORRINOSTOMIA ENDOSCÓPICA NASAL) segue o caminho inverso. Um retalho de mucosa nasal é criado no primeiro momento, seguido da osteotomia endonasal do osso para expor o saco lacrimal e a marsupialização do mesmo para o interior da cavidade nasal. A exposição e visualização endoscópica de todo o saco lacrimal é fantástica. Após a comunicação do saco lacrimal com a fossa nasal é deixada uma sonda (Sonda de Crawford) para manter a via aberta após a cicatrização.
As taxas de sucesso da dacriocistorrinostomia por via endonasal superam os 90% em mãos experientes.
Além da vantagem de não se ter cicatriz na pele ao final do procedimento, na DACRIOCISTORRINOSTOMIA ENDOSCÓPICA NASAL pode-se ao mesmo tempo corrigir patologias como desvio de septo nasal e até sinusites crônicas.
SE INTERESSOU POR ESSE PROCEDIMENTO?
Entre em contato conosco

DR. LUIZ SASSI | CRM 108582
Dr. Luiz Renato Sassi, natural do Estado de São Paulo, cursou MEDICINA e após especializou-se em OTORRINOLARINGOLOGIA, ambos pela USP-RP. Membro da ABORL-CCF. Pós-graduado (Lato Sensu) em Medicina Estética e Cirurgia Plástica de Face, sendo Membro Efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF).
