CIRURGIAS FACIAIS >
ACESSO TRANSESFENOIDAL PARA CIRURGIAS DA SELA TÚRCICA
Antes de mais nada precisamos entender o que é a hipófise. Ela é uma glândula, também chamada de pituitária, localizada bem no centro do crânio em um compartimento ósseo chamado de sela túrcica ou sela turca.

A hipófise tem a função de regular, por meio da produção de hormônios específicos, o funcionamento de diversas glândulas do corpo.
Porém, infelizmente ela também pode ser o local do desenvolvimento de alguns tumores.
A cirurgia dos tumores intracranianos localizados na região da sela túrcica (Fossa Hipofisária) sempre foi tradicionalmente um campo de atuação dos neurocirurgiões.
Entretanto, o início do uso do endoscópio na otorrinolaringologia permitiu acesso transnasal direto ao seio esfenoidal, com menor desconforto e também menor morbidade pós-operatória em relação aos métodos tradicionais.
Após a abordagem do seio esfenoidal, visualiza-se a sua parede posterior; a “porta de acesso” para a abordagem da hipófise. Isso porque após a abertura desta parede, visualiza-se logo a frente a hipófise na sela túrcica.
O acesso endonasal transesfenoidal com auxílio do endoscópio é hoje a cirurgia mais moderna para este tipo de doença e é realizada pelo neurocirurgião em conjunto com o otorrinolaringologista. E por esta razão tem sido a principal rota para ressecção de tumores hipofisários.
A cirurgia é realizada com anestesia geral e dura cerca de 2 a 4 horas. A recuperação da cirurgia é muito rápida; cerca de 48h. No entanto, o paciente precisa algumas vezes ficar internado no hospital por alguns dias para checar o funcionamento dos hormônios hipofisários no pós-operatório.
SE INTERESSOU POR ESSE PROCEDIMENTO?
Entre em contato conosco

DR. LUIZ SASSI | CRM 108582
Dr. Luiz Renato Sassi, natural do Estado de São Paulo, cursou MEDICINA e após especializou-se em OTORRINOLARINGOLOGIA, ambos pela USP-RP. Membro da ABORL-CCF. Pós-graduado (Lato Sensu) em Medicina Estética e Cirurgia Plástica de Face, sendo Membro Efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF).
